CHAPADA DOS GUIMARÃES e NOBRES/MT

TRILHAS, CAVERNAS, CACHOEIRAS, FLUTUAÇÕES e MIRANTES

NOBRES

Descritivo:

Embarque em uma viagem incrível pelo coração da natureza selvagem no Estado do Mato Grosso. Comece sua aventura na deslumbrante Vila Bom Jardim em Nobres, onde você embarcará em uma fascinante flutuação, deslizando pelos cursos de água imaculados enquanto está cercado pela rica biodiversidade da região.

Porque as águas em Nobres são tão transparentes?

Assim como em Bonito, os rios de Bom Jardim, Mato Grosso, possuem uma grande concentração de calcário (carbonato de cálcio), que calcifica qualquer sólido presente na água, tornando-o mais pesado e assim vai parar naturalmente, no fundo do rio, filtrando a água. Os principais passeios são as flutuações, atividade que consiste, literalmente em flutuar sobre a água, para observar a fauna e flora do rio. Os cardumes de peixes avistados aqui são, Dourados, Piaus e Piraputangas.

Biodiversidade e Relevo:

O bioma predominante em Nobres é o Cerrado, que é considerado a savana mais rica do mundo em biodiversidade. O Cerrado abriga diversas espécies de plantas, animais e fungos, muitas delas endêmicas e ameaçadas de extinção. O Cerrado também é importante para a regulação do clima e dos recursos hídricos da região. O relevo de Nobres é caracterizado pela formação de pequenas serras que compõem o complexo do Tombador, entre vales e chapadas. A altitude média é de 360 metros, variando de 156 a 699 metros. O município está situado na Depressão Cuiabana e nos Planaltos e Chapadas da Bacia do Paraná.

História:

O município de Nobres se formou à sombra de três sesmarias: Bananal, Francisco Nobre e Pontezinha. O termo Nobres, usado no plural, designa as pessoas da família Nobre: os Nobres. É, portanto, homenagem à família do Sr. Francisco Nobre, dono de uma das sesmarias que deu origem à localidade. Território habitado imemorialmente por povos indígenas da nação Bakairí.

CHAPADA DOS GUIMARÃES

Descritivo:

Em seguida, aventure-se na Chapada dos Guimarães para uma emocionante experiência da visualização de mirantes e paredões imensos. Testemunhe a beleza indomada do Cerrado ao encontrar magnífica vida selvagem em seu habitat natural. Participe de emocionantes caminhadas pela mata, mergulhando nas paisagens e sons deste paraíso intocado.

Relevo:

A Chapada dos Guimarães é caracterizado por grandes paredões de arenito, que chegam a atingir 200 metros de altura, com extensão de aproximadamente 100 km de sudeste a noroeste. É uma formação rochosa de arenito datada do período Devoniano e Cretáceo. Além dos paredões, a chapada também abriga uma grande diversidade de formas de relevo, como vales, cavernas, grutas e nascentes.

Biodiversidade:

Está localizada no bioma do Cerrado, que é o segundo maior bioma do Brasil. O Cerrado é caracterizado por sua vegetação de savana, com árvores de pequeno porte, arbustos e abriga uma diversidade de espécies vegetais, incluindo árvores nativas como o pequizeiro, o jatobá e o pau-terra. São 659 espécies conhecidas de vegetais. Também abriga uma diversidade de espécies animais, incluindo mamíferos, aves, répteis e anfíbios. Algumas das espécies de animais que podem ser encontradas na Chapada incluem o lobo-guará, o tamanduá-bandeira, a onça-parda, a arara-azul-grande e o jacaré-de-papo-amarelo. São 44 espécies de peixes, 242 de aves e 76 de mamíferos.

História:

É uma região com uma história rica e diversificada. Foi habitada por povos indígenas desde tempos imemoriais. Os primeiros registros de contato com europeus datam do século XVII, quando bandeirantes paulistas exploraram a região em busca de ouro e pedras preciosas. No século XIX, foi um importante centro de extração de diamantes. A atividade mineradora atraiu um grande número de pessoas para a região, que se estabeleceram em povoados e fazendas. No século XX, a chapada passou a ser um importante destino turístico, é protegida pelo Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, criado em 1989. A região abriga uma grande diversidade de paisagens naturais, incluindo cachoeiras, cavernas, grutas e nascentes de rios formadores do Pantanal. A paisagem mais conhecida do parque nacional é a Cachoeira do Véu de Noiva, formada pelo rio Coxipó.

Créditos das Fotos da Chapada dos Guimarães - Pantanal Trip Tur

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?